A Polícia Civil prendeu 14 pessoas duante uma operação contra um esquema de roubos e furtos de caminhonetes de luxo, nesta quinta-feira (10), na Região Metropolitana de Campinas. Foram cumpridos 37 mandados de busca e prisão temporária em diferentes municípios, sobretudo na metrópole.
Foram cumpridos mais nove mandados de prisão temporária de investigados que já estavam presos, totalizando 23 presos temporários. O inquérito policial está em andamento na Delegacia de Cordeiropolis.
O Ministério Público de São Paulo, por meio da Promotoria de Cordeirópolis, acompanhou a Operação Alto Luxo da polícia. Os agentes públicos deram cumprimento aos mandados em Limeira, Campinas, Santa Bárbara D’Oeste, Osasco, Americana, Leme, Itapevi, Indaiatuba e na capital paulista.
De acordo com o que foi apurado no âmbito do inquérito policial, que identificou uma associação criminosa, a principal atividade do grupo alvo da Operação Alto Luxo é o furto e roubo de caminhonetes de luxo, sobretudo da montadora Toyota.
“Os elementos informativos já angariados em solo policial indicam a existência de fortes indícios de que os averiguados estão unidos em propósitos com o objetivo de cometer crimes de roubos majorados, furtos qualificados, receptações qualificadas, falsidade documental e adulteração de sinais identificadores de veículos automotores, dentre outros”, afirma a promotora Aline Moraes, no parecer pelo deferimento dos mandados.
As buscas e prisões foram autorizadas pela Vara Única de Cordeirópolis, na semana passada.
*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.