Após mais de quatro meses de investigações, a Polícia Civil de Sorocaba (SP), por meio da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), deflagrou na terça-feira (29/10) a operação “Duas Rodas”.
A ação, que terminou nesta quarta-feira (30/10) e resultou na prisão de cinco adultos e apreensão de um menor, desarticulou um esquema criminoso focado em furtos de motocicletas na cidade. Durante a operação, foram cumpridos três mandados de prisão e seis de busca e apreensão nas cidades de Carapicuíba (SP), Itapevi (SP), e Sorocaba.
Em uma das propriedades investigadas, foram encontradas cinco motocicletas furtadas. Três delas já estavam desmontadas, enquanto duas permaneciam inteiras. Além dos veículos, a Polícia Civil apreendeu motores e diversas peças cuidadosamente separadas e embaladas, prontas para a comercialização.
De acordo com a Polícia Civil, o grupo criminoso, que será responsabilizado por furto qualificado e associação criminosa, agia com certo planejamento e organização. Seus membros alugaram um imóvel em um bairro afastado de Sorocaba, onde permaneciam durante a semana. O grupo operava com dois veículos e uma motocicleta com placa clonada, os quais circulavam por bairros da cidade em busca de alvos. Após localizar uma motocicleta de interesse, enviavam a localização e uma fotografia para outros integrantes, responsáveis pelo furto.
Posteriormente, as motocicletas furtadas eram levadas para o imóvel alugado, onde eram desmontadas. As peças eram transportadas para São Paulo (SP) onde seriam vendidas. Em média, o grupo realizava entre quatro a seis furtos de motocicletas por dia, diversificando os locais dos crimes para dificultar a identificação de um padrão.
Os presos, assim como o menor apreendido, foram levados para a sede da Deic e ficaram à disposição da Justiça.