Polícia Civil faz megaoperação contra organização criminosa do narcotráfico

Ao todo, 18 pessoas foram presas e parte delas levadas à Deic de Sorocaba

Amanda Florentino

Armamento apreendido durante a operação  Divulgação Polícia Civil
Armamento apreendido durante a operação
Divulgação Polícia Civil

A Polícia Civil, através da Divisão Especializada de Investigações Criminais, a Deic  de Sorocaba (SP) cumpriu nesta quarta-feira (03/08), uma megaoperação com o objetivo de desarticular setores de uma grande organização criminosa do país que atua no narcotráfico internacional. Ao todo, 18 pessoas foram presas. Oito dos presos foram levados à sede da Deic em Sorocaba (SP) e, os demais, encaminhados para delegacias de São Paulo capital e do litoral paulista.

Foram apreendidos 60 kg de cocaína em um apartamento da cidade de Arujá (SP) e R$ 140 mil no distrito paulista de Guaianases. Parte do material apreendido foi levado para a Deic de Sorocaba.

Durantes as investigações, inicialmente, a Polícia Civil identificou que a organização criminosa funcionava com três núcleos, com funções e responsabilidades hierarquizadas. Dois dos três núcleos têm forte atuação na cidade de Sorocaba e na região.

Depois, a Polícia Civil conseguiu identificar o terceiro núcleo, que era responsável por decisões de maior interesse e de coordenar os outros dois núcleos da organização criminosa.

A megaoperação já dura dois anos e, nesse período, já foram cumpridos 65 mandados de busca e apreensão e 25 prisões preventivas e reuniu 330 policiais civis, mais de 100 viaturas, drones e dois helicópteros para cumprir os mandados judiciais nas cidades de Sorocaba (SP), Araçoiaba da Serra (SP), Campinas (SP), Santos (SP), Praia Grande (SP), Francisco Morato (SP), Cotia (SP), São Bernardo (SP), São Caetano (SP), Santo André (SP), Mauá (SP).

Edição: Eduardo Bartels