Polícia Ambiental prende suspeito de provocar incêndio no Pico das Cabras

O homem foi levado para o 12º Distrito Policial de Sousas

Por Da redação

Incêndio no Pico das Cabras, em Campinas
Foto/Carlos Bassan

A Polícia Ambiental prendeu, no final da tarde desta terça-feira (10), o suspeito de provocar incêndios no Pico das Cabras, no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas (SP). O homem foi levado para o 12º Distrito Policial, em Sousas. As chamas já estão sob controle, porém, nesta quarta-feira (11), equipes da Prefeitura de Campinas estão de sobreaviso e voltaram ao local. 

De acordo com a polícia, a atitude do suspeito, que já havia sido visto circulando com carro em área de queimada nos últimos dias, chamou a atenção e motivou abordagem. Ele estava próximo ao local em que houve dois focos de incêndio no final da tarde de ontem (10), a aproximadamente 1 km do local da queimada, portanto, longe de onde o fogo poderia se propagar. 

Suepeito foi detido e encaminhado à delegacia (Foto/Reprodução)

No carro, com placas de Vinhedo, foram encontrados dois sacos de estopa, dois frascos de uma substância inflamável, uma lata de cera, uma lata enrolada com linha e uma mecha de estopa branca escondida na coifa do veículo.

O homem negou ter cometido o incêndio, porém, disse que estava descontrolado porque, em abril deste ano, perdeu o único filho, de 12 anos de idade, com meningite e alegou que não aceita a morte da criança, além de estar com um câncer no testículo, com metástase.

Nesta quarta-feira (11), a Prefeitura segue atuando no local, com equipes da Defesa Civil, Sanasa, com caminhões, equipamentos e pessoal das Subprefeituras de Sousas e Joaquim Egídio. Ainda há focos de incêndio no limite de Campinas (SP) com Morungaba (SP) e com Itatiba (SP). A necessidade de apoio do helicóptero Águia da Polícia Militar será avaliada. 

O trabalho de combate ao incêndio no Pico das Cabras teve início na segunda-feira (9), quando o fogo estava no limite do município de Morungaba (SP) com Campinas (SP). Na manhã da terça-feira (10), com a mudança do vento, a queimada atingiu o Pico das Cabras e estava no entorno do Observatório Municipal Jean Nicolini. 

Os moradores podem entrar em contato com a Guarda Municipal pelo telefone 153 ou com a Polícia Militar pelo 190 se avistarem pessoas suspeitas de colocarem fogo em mato. Ao avistar uma queimada, é importante acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.