Pipas com supostos desenhos da suástica foram apreendidas em um comércio no bairro Vitória Régia, em Sorocaba, na tarde de quinta-feira (10/11). A apreensão foi após representantes da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da cidade receberem uma denúncia quanto à apologia ao Nazismo. O proprietário do comércio foi levado à delegacia e liberado após ser ouvido.
Segundo o advogado Hugo Bruzi Vicari, ele esteve no local para checar a denúncia e a Polícia Militar também foi chamada. De acordo com Vicari, o proprietário da loja foi questionado sobre a venda dos produtos e disse que trabalha com revenda de pipas e que compra de uma empresa também localizada em Sorocaba. O proprietário informou ainda que as mercadorias possuem notas fiscais e que recebe os produtos em caixas fechadas, não verificando os desenhos no momento do recebimento. Dados do Boletim de Ocorrência constam que o proprietário alegou desconhecer que vendia pipas com os supostos desenhos e tampouco tinha a intenção de incentivar ou divulgar qualquer referência ao Nazismo.
Os itens apreendidos foram encaminhados à perícia e o caso será investigado pela Polícia Civil. Vicari afirmou que a Comissão de Direitos Humanos continua a acompanhar o caso.