PF prende 3 pessoas e apreende 23 kg de drogas em Viracopos durante operação

Entre os métodos usados para esconder as drogas, está o engolimento, a imersão de roupa e cintas amarradas ao corpo

Da Redação

PF prende 3 pessoas e apreende 23 kg de drogas em Viracopos durante operação
PF encontrou maconha escondida dentro de garrafas térmicas
Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) em Campinas (SP) cumpriu a Operação Falcão Peregrino, entre 16 e 23 de novembro, no Aeroporto Internacional de Viracopos. O objetivo era reprimir o tráfico de drogas e mapear atividades ilícitas no aeroporto.

Em sete dias, foram presas 3 pessoas em flagrante e apreendidos 23kg de drogas. Dos presos, dois transportavam cocaína, os outros três, maconha.

A operação foi feita em trabalho conjunto com a Coordenação-Geral de Repressão a Drogas, Armas, Crimes contra o Patrimônio e Facções Criminosas (CGPRE/DICOR/PF), Delegacia Regional Executiva da Superintendência Regional da Polícia Federal em São Paulo (DREX/SR/PF/SP) e Delegacia de Polícia Federal em Campinas (DPF/CAS/SP), com o aumento de efetivo qualificado por período específico.

Combate ao tráfico de drogas

Paralelamente, de forma permanente, a Delegacia de Polícia Federal em Campinas mantem a Operação Sentinela, desde março de 2023, com ações de fiscalização do setor de passageiros e bagagens do Aeroporto Internacional de Viracopos, com o objetivo de reprimir crimes de tráfico de drogas e atos de interferência ilícita na aviação civil.

Desde o início da operação, foram realizados 44 flagrantes, com 47 pessoas presas - 22 homens e 25 mulheres, de idade média de 26 anos, sendo 36 de nacionalidade brasileira e 11 estrangeiros. Também foram apreendidos 234 kg de drogas – 101 kg de cocaína e 133 kg de maconha.

Entre os métodos utilizados para as tentativas de transporte das drogas, está o engolimento - o mais utilizado, a imersão de roupa em droga, o uso das estruturas das bagagens, cintas amarradas ao corpo e ocultamento entre o conteúdo das bagagens.