A Polícia Federal (PF) em Campinas (SP) deflagrou na manhã desta quarta-feira (2), a Operação White Coffee, com o objetivo de encerrar as atividades de uma associação criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas e aprofundar as investigações sobre possíveis outros integrantes. Cinco pessoas foram presas. Outros três investigados ainda não foram localizados.
Ao todo, foram cumpridos oito mandados de prisão preventiva e 11 mandados de busca e apreensão, nas cidades de Campinas (SP) e Santo Antônio de Posse (SP).
De acordo com a PF, a investigação, teve início a partir de um flagrante em setembro de 2024, quando policiais militares e federais fecharam um laboratório de drogas que funcionava na região central de Campinas e prenderam dois suspeitos. Na data, os presos tentariam enviar um 1 kg de cocaína para a Itália, dentro de garrafas térmicas.
Com análise de dispositivos e anotações encontradas no laboratório, foi possível identificar um grupo criminoso voltado à preparação, embalagem e distribuição de drogas, que eram encaminhadas a Portugal, Inglaterra, Itália, Alemanha, Dinamarca e Dubai, em encomendas aéreas juntamente com outros objetos comuns, usados para dificultar a fiscalização aduaneira.
Além das prisões e buscas, foi decretado o bloqueio de bens e valores que vierem a ser encontrados.
Os crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, somam penas que ultrapassam 40 anos de prisão.