PF faz operação contra fraude bancária de R$ 18,5 milhões com alvo em Campinas

Ordem foi expedida pela 4ª Vara Criminal de Porto Velho (RO) e investiga um endereço no bairro Alphaville

Da redação

Cumprimento do mandato de busca e apreensão em Campinas Divulgação/PF
Cumprimento do mandato de busca e apreensão em Campinas
Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (23), a Operação Metaverso, com o objetivo de combate crimes de fraude bancária eletrônica. Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, um deles no bairro Alphaville, em Campinas (SP).

Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Criminal de Porto Velho (RO) e teve endereços de buscas nos Estados de Rondônia, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. 

As investigações tiveram início em maio de 2020, para apurar fraudes cometidas por meio da internet, no valor de R$ 18.500.000,00 em transferências bancárias para empresas e pessoas físicas, além de posterior compras de criptomoedas.

A PF identificou valores desviados de contas de duas empresas através de uma fraude realizada pelos investigados a partir da utilização da conta bancária de uma empresa sediada em Porto Velho (RO). 

Foram identificadas 30 pessoas físicas e jurídicas envolvidas na fraude. Diversas empresas foram abertas exclusivamente para a realização do desvio e, assim que foram localizadas, tiveram as atividades imediatamente encerradas, de acordo com a PF.

Os investigados responderão pela prática dos crimes de furto qualificado mediante fraude, organização criminosa e lavagem de dinheiro. As penas somadas podem ultrapassar 20 anos de prisão.