A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (28), a Operação Smog, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa voltada ao contrabando de cigarros. Cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas, foram cumpridos na cidade de Maringá (PR).
A PF também realizou o bloqueio judicial de 13 veículos, que estariam sendo usados pelos criminosos. Os envolvidos responderão pelos crimes de contrabando e associação criminosa. As penas podem chegar a 8 anos de reclusão.
As investigações tiveram início depois da prisão em flagrante de seis pessoas na cidade de Hortolândia (SP), em maio deste ano, pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. O grupo tinha posse de grande quantidade de cigarros contrabandeados do Paraguai.
O nome da operação faz alusão tanto ao cigarro contrabandeado, quanto à tentativa dos criminosos de ocultar as participações após o flagrante, sendo a junção das palavras fumaça e nevoeiro em inglês (smoke + fog).
A apreensão faz parte da Operação Controle Brasil, articulada pela Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, integrando diversos órgãos no combate aos delitos de contrabando e descaminho de bebidas, fumo e insumos agrícolas.