Na próxima sexta-feira (27/01), Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, em Sorocaba, haverá apresentação da peça “Após Auschwitz”, que retrata a vida de Raissa Prelipko, sobrevivente do Holocausto e moradora do bairro de Brigadeiro Tobias, em Sorocaba.
As lembranças da imigrante russa serão contadas pela atriz e bailarina sorocabana Regina Fonseca, por intermédio da técnica de teatro inglesa verbatim. A direção é de Herbert Bianchi.
A russa Raissa Prelipko, de 85 anos, mora em Sorocaba há 28 anos, mas está no Brasil desde 1948. A família da idosa não era judia, mas ela foi levada por engano a Auschwitz, o maior campo de concentração da história, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Os documentos de Raissa foram perdidos na época e ela só foi libertada com as roupas do corpo.
“O teatro documentário é um tipo de teatro que exige um documento de pesquisa. E no caso do verbatim, o documento principal que usamos é o testemunho, é o depoimento, o relato da pessoa que viveu esta situação, que esteve no campo de concentração em Auschwitz, a dona Raissa”, explica o diretor da peça, radicado na Hungria.
“A primeira vez que eu ouvi falar em verbatim foi em 2015 quando fui assistir a peça de teatro ‘Ao pé do ouvido’, com direção do Zé Henrique de Paula. Essa peça trazia depoimentos de migrantes nordestinos que haviam se mudado para São Paulo e as histórias eram incríveis. Mas o que mais me chamou a atenção é que todos os atores usavam fones de ouvidos durante toda a apresentação. Fiquei sabendo que no outro dia iniciaria uma oficina de verbatim no Núcleo Experimental de Teatro e me inscrevi. Lá conheci o Herbert Bianchi", explica Regina.
A atriz fala mais sobre o trabalho:
Edição: Eduardo Bartels
A apresentação começa às 20 horas. O Teatro Municipal Teotônio Vilela fica na avenida Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 3041. Valor do ingresso: R$30 (os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo 15 991062514 ou 15 991672169. Na bilheteria do teatro, serão vendidos a partir das 19 horas do dia da apresentação)