Band Multi - Campinas e Região

Parque Tecnológico de Sorocaba terá 1º Núcleo de Engenharia para Construção 4.0

Laboratório deverá ser construído em um espaço localizado na área externa

Parque Tecnológico de Sorocaba terá 1º Núcleo de Engenharia para Construção 4.0
Divulgação

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) deverá contar, em breve, com um laboratório do Instituto de Engenharia para a implementação, em conjunto com a Associação Brasileira de Engenharia Industrial (Abemi), do 1º Núcleo de Engenharia na Construção 4.0 (Necsor 4.0).

Os entendimentos para a instalação desse, que poderá se tornar o primeiro Núcleo de Engenharia para Construção 4.0 do Brasil, foram discutidos durante reunião realizada, na quarta-feira (10/08), entre o presidente do PTS, Nelson Cancellara, o diretor-executivo da Agência Inova, André Santos, o vice-presidente de Relações Externas do Instituto de Engenharia, Lawrence Chung Koo, o representante da Abemi e diretor operacional do Instituto ProEC 4.0 (Programa Brasileiro de Engenharia e Construção Civil 4.0), Maurício Godoy, além de outros integrantes das diretorias dos órgãos.

O Parque Tecnológico de Sorocaba, que promove a interação tecnológica entre empresas, startups e universidades, foi escolhido como ponto de partida do Necsor 4.0, porque já atua no ProEC 4.0, que conta com o financiamento da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social).

O laboratório deverá ser construído em um espaço localizado na área externa do Parque Tecnológico. Já, o ambiente físico do laboratório contará com todos os equipamentos utilizados em canteiros digitais e disponíveis para atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), ensino e testes, conta o vice-presidente de Relações Externas do Instituto de Engenharia.

Para o dirigente, o Núcleo será vital para que a construção de infraestrutura do Brasil se posicione no século 21. Ele destaca, ainda, que o PTS reúne a estrutura de ponta necessária para a sua implementação. “Hoje, a área de construção civil carece, cada vez mais, de inovação e tecnologia. Por isso, enxergamos nesse projeto conjunto, para nos estabelecermos aqui, um avanço fantástico. É inacreditável como o Parque Tecnológico de Sorocaba avançou em estrutura e gestão. É um exemplo para os outros.”

O diretor operacional do ProEC 4.0, Maurício Godoy, destaca que o objetivo é implementar o núcleo o mais rapidamente possível. “Um dos programas do ProEC é o Necsor 4.0, que será construído aqui, no PTS, e tem a finalidade de ser um hub de conhecimento e um local para demonstração das tecnologias da construção 4.0 que vão ser adotadas. Então, a gente quer que as empresas de tecnologia, de construção civil, startups e universidades criem um ambiente no qual a eficiência daquela tecnologia possa ser demonstrada para a digitalização do setor de engenharia de construção. Estamos muito otimistas e confiantes de que será um programa de muito sucesso”. Neste momento, após a equipe trabalhar no projeto conceitual, já avança para a fase de captação de recursos, que vai viabilizar o cronograma executivo.

O associado e participante da Divisão Técnica de Ferrovias do Instituto de Engenharia, Luiz Alberto Fioravante, destacou a importância de Sorocaba passar a contar com um Núcleo de Engenharia na Construção 4.0. “Isso será algo inédito no País. E o Parque Tecnológico de Sorocaba reúne toda a capacidade técnica e de infraestrutura para isso. Esse Núcleo permitirá uma importante inovação tecnológica na área da construção civil, propiciando mais agilidade nos projetos e redução de custos. A tecnologia bate à porta dos canteiros de obras e precisamos de profissionais qualificados. Ou seja, o Núcleo surge para gerar empregos e melhorar a produtividade”, afirma.

Já, o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Cancellara, destaca que a implantação no Núcleo é essencial para que se possa estruturar e avançar na área da construção de infraestrutura brasileira. Destaca, ainda, o protagonismo do PTS também nessa frente. “Estamos muito otimistas para a implantação desse importante Núcleo. O Parque Tecnológico de Sorocaba vive um momento único, com a chegada de novas empresas instaladas, gerando novas tecnologias, investimentos e empregos. União de todas essas entidades, somadas às empresas e universidades que já estão presentes aqui, além do suporte do Poder Público serão fundamentais para ampliar, cada vez mais, as nossas atividades. Esse anúncio é um presente que Sorocaba recebe a poucos dias de completar 369 anos”, ele conclui.