Parque das Águas de Campinas ficará fechado por 60 dias para execução de obras

Estão sendo previstas melhorias na iluminação, desassoreamento das lagoas e obras de infraestrutura

*Rafaela Oliveira

Fechamento do parque visa é evitar acidentes com os frequentadores.
Fernanda Sunega

O Parque das Águas, em Campinas (SP), ficará fechado por 60 dias a partir desta segunda-feira (26). Segundo a prefeitura, nesse período será realizado obras de infraestrutura no local. 

Entre as melhorias que estão previstas, estão: desassoreamento das duas lagoas, construção de uma passagem de pedra ligando a margem à pequena ilha; recuperação do quiosque da ilha; troca e ampliação do alambrado e nova iluminação. 

Os trabalhos tiveram início na segunda quinzena de agosto e têm utilizado máquinas pesadas. O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, explica que para evitar acidentes com os frequentadores, foi avaliado que o melhor é manter o parque fechado por este período. 

Desassoreamento 

A principal obraa é o desassoreamento das lagoas do Parque das Águas, que tem como objetivo remover o lodo depositado nos fundos, carregado pelas águas de chuvas por meio das galerias de águas pluviais. 

A completa retirada de sedimentos do fundo das lagoas é importante para manter a oxigenação da água e a preservação da vida aquática. Também está sendo feita a retirada das flores de lótus, planta exótica que há anos está na água da lagoa maior. Com raízes grossas e profundas, é um trabalho complexo que está sendo possível com a obra de desassoreamento.

*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.