Paredão de represa em Cosmópolis rompe e pode causar desabastecimento de água

O reservatório estava com cerca de 4,5 m de água e, após o rompimento, chegou aos 2 m e segue baixando

Amanda Florentino

Trecho segue interditado
Divulgação/Prefeitura

O paredão do reservatório de água de Cosmópolis (SP) rompeu na madrugada desta quinta-feira (9). O reservatório é responsável pelo abastecimento de toda a cidade, segundo a Prefeitura. A reserva já baixou e pode ser que haja desabastecimento de água no município. Não houve vítimas.

De acordo com a Defesa Civil municipal, o trecho que dá acesso ao paredão e uma ponte que corta o reservatório já foram interditadas, já que há o risco de extravasamento de água.

O reservatório estava com cerca de 4,5 m de água e, após o rompimento, chegou aos 2 m e segue baixando.

Segundo o prefeito de Cosmópolis, Junior Felisbino (PP), já foi feito contato com as Defesas Civis das cidades de Americana (SP) e Piracicaba (SP), uma vez que água que desce do reservatório que teve o rompimento do paredão, segue para os rios Jaguari e Piracicaba, que passam pelos municípios.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo já foi acionada para prestar ajuda a Cosmópolis. Ainda de acordo com o prefeito, ele está em contato também com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

De acordo com a Defesa Civil de Cosmópolis, a equipe técnica da Usina Ester, responsável pelo paredão, havia realizado todas as análises, onde foi constatado que não havia riscos. Ainda durante a noite, o Departamento de Água e Esgoto (DAE) realizou uma ação imediata para fazer a redistribuição para alimentar todo o sistema com água nas casas.

O prefeito pede também o apoio e colaboração da população para economizar água neste momento. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.