Paciente se recusa a usar máscara e agride enfermeira do CS Campo Belo

Mulher teria jogado uma mesa em cima da funcionária da unidade de saúde em Campinas

Amanda Florentino

Centro de Saúde Campo Belo suspendeu o serviço de farmácia após o tumulto.
Band Mais/ Ewerton Ramos

Um paciente de 36 anos, usuária do sistema público de saúde, provocou uma confusão no Centro de Saúde Campo Belo, em Campinas (SP), na manhã desta terça-feira (22), após uma enfermeira, de 25 anos, pedir que ela colocasse a máscara de proteção para permanecer na unidade. De acordo com a vítima, ela teria sido agredida pela paciente. O funcionamento do CS foi afetado.

A Guarda Municipal (GM) foi acionada para atender a ocorrência e, ao chegar na unidade de saúde, encontrou a enfermeira e a paciente. 

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a vítima contou que a paciente jogou uma mesa em cima dela, após ela ter pedido que a usuária do sistema de saúde colocasse uma máscara de proteção antes de ser atendida. A paciente confirmou que ocorreu a agressão. 

A confusão provocou o fechamento do CS e interrompeu os atendimentos. O funcionamento “está temporariamente suspenso em razão de um problema com uma paciente que se recusou a usar máscara e teve uma reação inesperada”, informou, em nota, a Secretaria de Saúde de Campinas.

A Prefeitura de Campinas disse que lamenta o ocorrido e que o CS Campo Belo deve normalizar os atendimentos o mais rápido possível. “Estão mantidas as consultas agendadas e de urgência. Os outros procedimentos, como por exemplo, vacinas e farmácia, serão retomados ainda hoje”, finaliza a nota.

A enfermeira e a paciente prestaram depoimento e foram liberadas. O caso foi registrado como contravenções penais – vias de fato no Plantão Policial da 2ª Delegacia Seccional de Campinas e segue sendo investigado pela Polícia Civil.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.