Uma idosa, de 64 anos, morreu, na madrugada desta terça-feira (6), enquanto estava a caminho de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Piracicaba (SP), após a ambulância em que ela estava se envolver em um acidente com uma van escolar, no final da tarde desta segunda-feira (6).
A paciente, identificada como Rosita Gomes, estava voltando para a UPA Piracicamirim, após realizar exames no Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC), quando houve o acidente. De acordo com o motorista da ambulância, a mulher estava em parada cardiorrespiratória. Já o filho dela, disse que a mãe teve duas paradas cardíacas no trajeto.
Uma câmera de segurança registrou o acidente [veja abaixo], que foi no cruzamento entre a Avenida Armando de Salles Oliveira e a Rua Saldanha Marinho, no Centro.
Em depoimento à polícia, o motorista disse que estava com os sinais sonoros da ambulância acionados e com as luzes de emergência acesas.
Uma mulher que estava acompanhando a idosa, sofreu ferimentos na cabeça e braços. Uma das alunas que estava na van escolar teve lesões leves pelo corpo e foi socorrida ao Centro de Ortopedia e Traumatologia de Piracicaba.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde lamentou a morte da paciente e disse que “segue todos os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde no atendimento/transporte de pacientes e acompanhantes no interior de ambulância. A paciente transportada no momento do acidente estava na maca, devidamente segura com o cinto de segurança e acompanhada por uma técnica de enfermagem”.
De acordo com a Prefeitura de Piracicaba, a ambulância passará por perícia interna e da Polícia Cívil. Também será aberto processo administrativo para apuração da ocorrência.