A Polícia Militar (PM) finalizou nesta semana a Operação Piracema, que tinha como objetivo reforçar a fiscalização de rios para controlar a prática de pesca ilegal no período de reprodução dos peixes. A ação foi feita nas regiões de Campinas, Jundiaí e Atibaia, entre os dias 1º de novembro de 2021 e 28 de fevereiro deste ano. Foram apreendidos 52 kg de pescados e aplicadas 17 multas que ultrapassaram os R$ 20 mil.
As ações contaram com fiscalizações policiais ambientais e atividades de policiamento nos períodos diurno e noturno. Além das abordagens a pescadores embarcados e em barrancos dos rios e represas, foram desenvolvidas diversas fiscalizações de fonte de consumo, voltadas para os estabelecimentos que comercializam o pescado, sendo exigida a procedência e a nota fiscal dos produtos de pesca.
Mesmo com o fim da Piracema a partir de 1º de março, algumas restrições continuam em vigor, como a restrição de alguns acessórios de pesca, como rede de espera e tarrafas, que são de uso exclusivo do pescador profissional.