Band Multi - Campinas e Região

Operação Ferro-Velho: dois estabelecimentos são interditados em Sorocaba

Há falta do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros

Da Redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Interdições foram no Jardim Zulmira
Divulgação

Equipes da “Operação Ferro-velho” interditaram, na sexta-feira (05/07), dois estabelecimentos no Jardim Zulmira, na Zona Oeste de Sorocaba (SP), devido à constatação de irregularidades. A ação visa coibir casos de receptação de materiais sem procedência ou alvo de furto, assim como checar denúncias e identificar possíveis ocorrências nos âmbitos criminal e administrativo.

Os dois pontos vistoriados foram interditados por falta do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e notificados a realizar limpeza do local em até 72 horas, após a fiscalização. Um dos estabelecimentos também foi multado, conforme a Lei 12.680/22, por receber materiais em recipientes não transparentes e por falta de sistema de videomonitoramento, além de ser notificado pela falta de livro de registro de mercadorias. Neste mesmo ferro-velho, o proprietário foi notificado pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e orientado a manter um cão, encontrado no estabelecimento, em local adequado, com água, alimentação e abrigo.

Somente em 2023, 183 ferros-velhos foram fiscalizados durante operações semelhantes, em todas as regiões da cidade. Desses, 79 foram notificados, 51 multados, três interditados temporariamente e um de maneira definitiva. Em 2024, até o momento, 88 pontos foram fiscalizados, dos quais 26 foram notificados, 13 autuados por falta de licença e interditados temporariamente e um de maneira definitiva.

Os locais vistoriados são definidos, sobretudo, a partir de denúncias e informações apuradas pelos fiscais e pelas forças policiais, por meio de serviços de inteligência.

O contato da população para denúncias neste sentido pode ser feito pelo portal da Prefeitura de Sorocaba: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento  (24 horas), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo WhatsApp: (15) 99129-2426 ou pelo telefone 156 (Ouvidoria Geral do Município); ou, ainda, pelos telefones 153 (GCM) e 190 (Polícia Militar).

Imagens: Divulgação

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.