Cinco equipes de fiscais da Secretaria de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) e da Guarda Municipal de Campinas (GM) estiveram em 12 bares no Cambuí, na noite desta quinta-feira (20), em uma operação de fiscalização do Bar Amigo da Vizinhança.
Bares, restaurantes e casas noturnas foram visitados para checagem de alvarás de funcionamento e nível de poluição sonora. Foram feitas cinco notificações por irregularidades no alvará de funcionamento e um estabelecimento precisou encerrar o som.
Agentes da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) também participaram da operação orientando e fiscalizando o trânsito na região do Cambuí.
Balanço
Segundo balanço da fiscalização da Seplurb, dos 12 locais vistoriados, sete estavam com a documentação correta e cinco foram intimados a regularizar situação do alvará de funcionamento na Prefeitura, pela falta de documentos.
Todos terão prazo de cinco dias para apresentar documentação à pasta e regularizar os alvarás dentro da atividade exercida e solicitar extensão de horário de funcionamento para após 22 horas, se necessário.
Os guardas municipais acompanharam os servidores da fiscalização e também aferiram a altura do som nos locais visitados. Um bar foi notificado pela GM por poluição sonora pelo som estar acima do permitido e o proprietário teve que encerrar a música ao vivo.
A campanha
Bar Amigo da Vizinhança é uma parceria entre a Prefeitura, por meio das secretarias de Planejamento e Urbanismo e de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública; a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) da Região Metropolitana de Campinas; e a Associação de Bares, Restaurantes e Similares de Campinas (Abresc).