Onda de calor atinge RMC: saiba como se proteger e evitar riscos à saúde

A temperatura máxima pode chegar a 38°C, com sensação térmica de 40°C

Da Redação

Onda de calor atinge RMC: saiba como se proteger e evitar riscos à saúde
Nova onda de calor no Brasil
Reprodução

Uma onda de calor deve atingir a Região Metropolitana de Campinas (RMC) nos próximos dias, derrubando a Umidade Relativa do Ar (URA) e gerando riscos à saúde da população. A temperatura máxima pode chegar a 39ºC, com poucas nuvens e ventos fracos, nesta sexta-feira (10). 

Diante disso, a Defesa Civil de Campinas orienta que as pessoas não se descuidem de tomar água e evitem caminhar ou fazer outras atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes do dia.  

O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, destaca que o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil Estadual informou que, entre sábado (11) e segunda-feira (13), com a chegada de uma massa de ar quente, as temperaturas tendem a subir gradativamente, com momentos de calor intenso nas regiões de Campinas e Sorocaba. 

Como há previsão para máximas de 38°C e sensação térmica de 40°C em Campinas, ressalta-se a importância de se proteger do Sol, evitando exercícios ao ar livre nos períodos mais quentes dos dias e manter hidratação constante, bebendo bastante água. Além disso, recomenda-se não atear fogo na vegetação, pois isso é um crime ambiental e o risco para incêndios será elevado.  

Diante desse quadro é preciso prestar atenção à população mais vulnerável, como idosos e crianças. Também se recomenda que as pessoas procurem locais frescos, ventilados e à sombra. Esses cuidados deverão ser mantidos até que a situação se reverta.  

A URA divide-se em três níveis: estado de atenção (URA entre 20 e 30%), estado de alerta (URA entre 12 e 20%) e estado de Emergência (URA abaixo de 12%).