O número de casos de dengue em Holambra nos quatro primeiros meses deste ano, já ultrapassou a quantidade do ano passado. De acordo com levantamento do Departamento Municipal de Saúde, entre janeiro e abril foram 27 confirmações na cidade. No ano passado, foram 24.
De acordo com a prefeitura, os casos suspeitos triplicaram na comparação com março.
De acordo com o diretor da pasta, Valmir Marcelo Iglecias, holambrenses que tiverem febre; dores de cabeça, no fundo dos olhos e nas juntas; fraqueza; náuseas; vômitos; ou manchas vermelhas na pele devem se dirigir às unidades de saúde. Já em situações em que, além desses sintomas, forem observados sangramento de gengivas e narinas, fezes escuras, manchas vermelhas ou roxas na pele, dor abdominal intensa e contínua, vômitos, tontura, diminuição da urina e dificuldade para respirar, a orientação é procurar imediatamente a Policlínica Municipal.
A cidade tem feito mutirões de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Uma outra ação está marcada para os dias 30 de abril e 7 de maio, das 8h e 12h. As visitas são feitas nas residências localizadas nos bairros com maior número de casos da doença. O trabalho consiste na retirada de possíveis criadouros, orientações ao morador e entrega de material informativo.