Mulheres são maioria na seleção para graduação em ciências na Ilum, em Campinas

A faculdade gratuita interdisciplinar é do CNPEM, sob supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Da Redação

Seleção na Ilum Escola de Ciência considera nota do Enem
Ilum Escola/Divulgação

Neste ano, o número de mulheres aprovadas na graduação em Ciência e Tecnologia da Ilum Escola, em Campinas (SP), foi maior do que de homens pela primeira vez. A faculdade gratuita interdisciplinar em Ciência e Tecnologia integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), sob supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Dos 40 aprovados pela Ilum Escola de Ciência na primeira chamada deste ano, 62,5% são mulheres e o restante 37,5%, homens. 

Do total dos convocados, 42,5% são da Região Sudeste; 30%, do Nordeste; 15%, do Centro-Oeste; 10%, do Sul; e 2,5%, do Norte.

Ilum Escola de Ciência, faculdade inovadora e gratuita do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, em Campinas (Crédito: Ilum Escola/Divulgação)

A seleção dos aprovados considerou a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); a carta de intenção com relatos de experiências pessoais e escolares; e entrevistas remotas com os pré-selecionados. Metade das vagas foi reservada a estudantes da rede pública de ensino.

Com o lema O Mundo Precisa de Mentes Curiosas e Questionadoras, a Ilum atraiu número recorde de estudantes interessados em se tornar cientistas. A terceira edição do processo seletivo anual registrou 3,9 mil inscrições, de todas as regiões do país, o que resultou em uma média de 97,5 candidatos por vaga, em 2024.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.