Os motoristas de Campinas que passaram pela avenida John Boyd Dunlop (JBD) cometeram 120 infrações por dia. Entre os dias 17 de maio e 7 de junho, foram 2,6 mil avisos educativos emitidos pela Emdec, empresa que faz a gestão do trânsito de Campinas. A partir do dia 30 deste mês, as multas serão emitidas e cobradas dos condutores.
As infrações foram captadas por quatro novos equipamentos, sendo dois medidores fixos de velocidade, instalados no Jardim Nova Esperança; e dois medidores de avanço semafórico, parada sobre a faixa de pedestres e excesso de velocidade, instalados no Jardim Roseira.
Do total de 2.640 infrações registradas, 2.415 envolvem excesso de velocidade – 1.824 condutores transitaram até 20% acima da velocidade máxima permitida; 471 condutores transitaram mais de 20% até 50% acima da velocidade máxima permitida; e 120 trafegaram acima de 50% além da velocidade máxima permitida. Foram registradas 225 infrações por avanço de sinal vermelho e, até o momento, não foram identificadas infrações por parada sobre a faixa de pedestres.
“Precisamos ter o entendimento de que os radares são instrumentos de proteção à vida. A sua implantação é precedida de análise, que considera, entre outros pontos, o número de acidentes registrados nas vias”, destacou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Autuações
A efetiva operação dos equipamentos e as autuações serão iniciadas a partir do dia 30 de junho. No Jardim Nova Esperança, são dois novos medidores fixos de velocidade: no sentido bairro – Centro da Avenida JBD, próximo à Rua Francisca Alves do Pinho; e no sentido Centro – bairro da via, anterior à Rua Francisca Alves do Pinho. A velocidade máxima permitida é de 50 km/h. No total, os dois locais registraram nove acidentes nos anos de 2021 e 2022, incluindo um óbito.
Outros dois medidores de avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres e excesso de velocidade foram instalados no sentido Centro – bairro da Avenida John Boyd Dunlop, no Jardim Roseira, próximo à Avenida Brasília; e na altura da Estação BRT Roseira / PUCC. Nos dois pontos, a Emdec registrou 48 ocorrências no total, em 2021 e 2022, sendo dois acidentes com vítimas fatais.
Radares salvam vidas
A função de prevenir acidentes e salvar vidas no trânsito exercida pelos radares é ilustrada pelo equipamento instalado na Avenida Isaura Roque Quércia, que entrou em operação efetiva em outubro de 2021. Em 2020, foram registrados nove acidentes na via; sendo quatro ocorrências com vítimas, uma delas fatal. Entre os meses de janeiro e julho de 2021, foram registradas duas ocorrências sem vítimas e um acidente com vítima.
Os dados de acidentalidade registrados após a ativação dos radares demonstram queda no número e na gravidade das ocorrências na Avenida Isaura Roque Quércia. Entre os meses de agosto de 2021 e abril deste ano, foram registrados um acidente com vítima não fatal (choque com poste) e mais uma ocorrência sem vítima (choque com árvore).