A Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) de Jundiaí (SP) informou, nesta sexta-feira (4), que identificou o quarto morcego com raiva na cidade, após uma denúncia feita pelo 156. O animal foi localizado no quintal de uma residência no Jardim Pacaembu, sem contatos com humanos ou animais domésticos.
Em 2024, Jundiaí registrou 10 casos de morcegos com raiva. Já em 2023, foram 17. Os morcegos são animais protegidos por lei, sendo considerados úteis ao homem e à natureza, devendo ser preservados. É crime ambiental matá-los ou agredi-los.
O animal é da espécie Eptesicus furinalis e se alimenta de insetos. O médico veterinário da VISAM, Felipe Vita Pedrosa, ressalta a importância da ação proativa da população ao encontrar um morcego com comportamento atípico ou morto.
“Esse contato feito pelo morador é fundamental para podermos atuar, promovendo em tempo oportuno as ações de vigilância e de prevenção da raiva para os humanos e, também, para a população animal”, enfatiza.
A VISAM reforçou todas as medidas preconizadas pelo Programa Municipal de Vigilância da Raiva no bairro. Além dos moradores da localidade, foram orientados os responsáveis pelos estabelecimentos veterinários e as equipes da Unidade de Saúde do território.
*Estagiário sob supervisão