Moradores de Campinas recebem 1º alerta sonoro da Defesa Civil de SP sobre risco meteorológico

O aviso, classificado como severo, foi enviado aos celulares de forma preventiva para informar sobre o risco de enxurradas e inundações

Por Da redação

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu o primeiro alerta sonoro via Cell Broadcast em uma situação real, nesta quarta-feira (25), às 22h21, especificamente para o município de Campinas (SP). O alerta, classificado como severo, foi enviado de forma preventiva para informar a população sobre o risco de enxurradas e inundações, com validade de 2 horas. A ideia do aviso é simples, mas essencial: dar tempo para que os moradores se preparem e tomem medidas preventivas, minimizando os danos causados ​​pelas chuvas.

Essa é a primeira vez que o sistema é utilizado no Estado de São Paulo. A ferramenta já havia sido utilizada nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.  

O barulho da sirene assustou a população campineira por conta do volume do ruído e gerou discussões sobre o motivo de o aviso ter sido emitido. É que, para receber o alerta, o dono do celular não precisa se cadastrar em nenhum serviço. Ele chega por geolocalização aos aparelhos cadastrados nas empresas de telefonia. 

Como funcionam os alertas

As mensagens aparecem na tela do celular acompanhadas de um toque de sirene, mesmo que o dispositivo esteja em uso ou no modo silencioso. 

Serão 3 tipos de alerta: extremo, no qual há risco direto à vida; severo, quando há necessidade de medidas de proteção; e demonstração, quando são feitos testes.

O sistema Defesa Civil Alerta é encabeçado pelo Governo Federal e vai começar no dia 4 de dezembro nos estados do sul e do sudeste. O restante do país será incluído no projeto apenas no ano que vem.

Tópicos relacionados