Será exibido, gratuitamente, no Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS), nesta quarta-feira (31), às 19h, o documentário “Casulo Campineiro”, que retrata a trajetória e os desafios de artistas e gestores culturais. A exibição do filme documental fecha a programação do projeto e traz uma reflexão importante sobre a situação atual da cultura na cidade.
“A nossa tentativa foi retratar um movimento constante de avanço e retrocesso que é imposto pelas características socioculturais do país e da própria região”, explica Roberto Limberger, diretor do documentário.
A produção de “Casulo Campineiro” ouviu artistas e produtores culturais de diversas áreas. Entre os artistas entrevistados estão Mariana Atauri Maurer, idealizadora da Mostra Curta Audiovisual de Campinas; Rafa Carvalho, idealizador do Sarau da Dalva; Alessandra Ribeiro, mestra do Jongo do Dito Ribeiro e gestora do Ponto de Cultura Fazenda Roseira; Daniel de Almeida, do Núcleo de Cinema Experimental NEC e idealizador do canal CinePreto CenaPreta; Cibele Ribeiro, artista da dança; Marília Corrêa, cantora e compositora; Kara Catharina, artista da cena e performer; Gabi Perissinotto, artista visual e da dança; o gestor de cultura Gabriel Rapassi, além de depoimento de membros do Ideia Coletiva, o próprio Roberto e Kora Prince, produtores e arte-educadores.
Que for assistir ao documentário, pode aproveitar para visitar a exposição “Linha Coletiva”, que conta com 30 fotografias e 9 poemas de artistas de Campinas.
“Essa exposição é uma linha imaginária que costura histórias e momentos fotografados por cada um, em lugares diferentes. Liga palavras com imagens, feitas de lado de fora - na praia, nas caminhadas, nas viagens - e do lado de dentro - das casas, das experimentações também durante o isolamento social”, explica Kora Prince, curadora da exposição.
Serviço:
Documentário “Casulo Campineiro”
Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas, Rua Regente Feijó, 859 - Centro
Data: quarta-feira, 31 de agosto
Horário: 19 horas
Entrada gratuita
Exposição de fotografias e poemas “Linha Coletiva”
Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas, Rua Regente Feijó, 859 - Centro
Data: até quarta-feira, 31 de agosto
Horário: das 14h às 21h
Entrada gratuita