MIS Campinas exibe documentário sobre a ocupação das Américas e legado dos povos originários

Após a exibição em Campinas, o documentário será lançado no MIS São Paulo e no MAM Rio de Janeiro

Por Da redação

MIS Campinas exibe documentário sobre a ocupação das Américas e legado dos povos originários
Equipe percorreu sítios arqueológicos e paleontológicos importantes para o país
Foto/Divulgação

O Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas (SP) recebe, neste sábado (29), às 19h30, a exibição gratuita e aberta ao público do documentário ‘Pindorama - Uma história do Brasil Ancestral’, focado na ocupação humana das Américas, destacando o legado dos povos originários. A produção foi realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo e apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas. Após a exibição em Campinas, o documentário será lançado no MIS São Paulo e no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro.

Com direção do jornalista Marcos Rogatto e produção de Patrícia Ogando, o filme reúne 43 depoimentos de especialistas de diversas áreas e lideranças indígenas, destacando que, quando os portugueses chegaram ao litoral brasileiro, o território já era habitado por uma população estimada entre 3 a 8 milhões de indígenas – número muito superior à população portuguesa da época, que era inferior a 1 milhão de habitantes.

A equipe percorreu sítios arqueológicos e paleontológicos importantes, como Lapa Vermelha (MG), Toca do Boqueirão (PI) e Cerro da Alemoa (RS), além de instituições culturais renomadas, para mapear descobertas científicas sobre a ocupação humana nas Américas. O documentário também aborda o tema da repatriação de fósseis retirados ilegalmente do Brasil, um debate crescente na comunidade científica nacional.

Com 1h40 de duração, ‘Pindorama - Uma história do Brasil Ancestral’ é o primeiro longa-metragem dirigido por Marcos Rogatto e valoriza a produção científica brasileira, destacando o conhecimento dos povos originários e sua relevância para desafios contemporâneos, como a crise climática e os desastres ambientais. A trilha sonora inclui cantos nativos na língua Kariri-Xokó, reforçando a conexão com as culturas indígenas.

Após a exibição no MIS Campinas, o documentário será lançado no MIS São Paulo, no dia 10 de abril, na Cinemateca do MAM Rio de Janeiro, em 6 de maio, e na Rabeca Cultural, em Sousas, no dia 23 de maio.

Serviço

Documentário Pindorama - Uma história do Brasil Ancestral

  • Exibição gratuita e aberta ao público
  • Data: 29 de março (sábado)
  • Horário: 19h30
  • Local: MIS Campinas – Rua Regente Feijó, 859, Campinas/SP

Tópicos relacionados