O Conselho Universitário da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em sessão ordinária realizada na manhã desta terça-feira (26), aprovou o título de ‘Doutor Honoris Causa’ ao cantor, compositor e multi-instrumentista Milton Nascimento.
Na sessão foi citada a importância das obras de “bituca” para denunciar a violência contra negros escravizados, lembrando seu papel ao denunciar para o mundo a censura durante a ditadura cívico-militar no Brasil e destacando a excelência da sua extensão vocal.
O reitor da Unicamp, Antônio José de Almeida Meirelles, ressaltou a importância de homenagear expoentes da cultura brasileira. “É forte a mensagem desse título. Milton Nascimento é um cidadão do mundo, mas que vê o mundo a partir de Minas Gerais. Um artista que tem a genialidade de falar para todos, sendo capaz de traduzir temas universais, mas valorizando sua cultura local.”
Um levantamento recente listou 40 trabalhos acadêmicos a respeito da produção fonográfica do artista, entre teses e dissertações que tratam também do Clube da Esquina. Trata-se de pesquisas desenvolvidas em diferentes áreas, tais como a música, as letras, as ciências sociais, a história, a literatura e os multimeios.
Na mesma sessão, foi aprovada a concessão de títulos honoríficos a três professores da Universidade. O geógrafo Archimedes Perez Filho e a socióloga Elide Rugai Bastos a outorga de professor emérito. Já ao botânico George John Shepherd foi aprovado o título de professor honorário.
*Estagiário sob supervisão