A conta oficial no X da lendária banda de heavy metal Metallica foi invadida brevemente para promover um golpe criptográfico, tempo o suficiente para enganar os fãs na noite desta terça-feira (25).
Hackers assumiram o controle da rede social para divulgar uma falsa meme coin, moeda digital sem valor de mercado, chamada METAL, que prometia vantagens exclusivas, como ingressos para shows, mercadorias e recompensas de apostas. Eles também fizeram falsas alegações de parcerias com a Ticketmaster e a plataforma de pagamentos cripto MoonPay.
Em menos de 90 minutos, o token METAL chegou a atingir um volume de negociação de mais de US$ 10 milhões antes de sofrer uma grande queda. O valor de mercado do ativo subiu para um máximo de 3,37 milhões de dólares, segundo dados da Dexscreener.
A equipe do Metallica conseguiu recuperar o controle da conta e excluiu todas as postagens relacionadas a criptomoeda falsa.
Este incidente não é a primeira vez que a banda é alvo de fraudadores de criptografia. O Metallica foi anteriormente forçado a emitir uma declaração negando seu envolvimento em brindes fraudulentos de Bitcoin e Ethereum, a época do lançamento de seu tão aguardado álbum, '72 Seasons', o primeiro lançamento em seis anos.
Hulk Hogan, lutador profissional e o rapper 50 Cent também foram vítimas de hacks semelhantes no mês passado.