Mão Amiga oferece curso de jardinagem para moradores de rua

Programa Mão Amiga já certificou 166 pessoas em situação de rua: 130 homens e 36 mulheres

*Rafaela Oliveira

A atividade será realizada nos dias de úteis, no período da tarde, até o final do ano  Divulgação
A atividade será realizada nos dias de úteis, no período da tarde, até o final do ano
Divulgação

Nesta terça-feira (12), um grupo de 15 bolsistas do programa Mão Amiga, política pública de inclusão de pessoas em situação de rua no mercado de trabalho, começou a desenvolver atividades práticas de jardinagem nos espaços da Ceasa Campinas (SP). O programa oferece, durante o curso, uma bolsa de 277 UFICs, o que equivale a R$ 1.165,72, e dura de 12 a 24 meses. 

Mão Amiga tem como objetivo promover a reinserção social de pessoas em situação de rua por meio da qualificação profissional. O curso teórico de Jardinagem e Paisagismo foi oferecido pelo Ceprocamp.   

Desde 2016, quando foi criado, o programa Mão Amiga já certificou 166 bolsistas: 130 homens e 36 mulheres, que frequentaram aulas de jardinagem, de auxiliar de enfermagem, de hidráulica, de elétrica e de música. Mais de 20 pessoas em situação de rua, que frequentaram o curso, já entraram para o mercado de trabalho formal. 

“Essa classe começou em plena pandemia e tivemos dificuldade de desenvolver algumas atividades práticas, porque as restrições sanitárias eram mais rigorosas. Essa complementação será uma boa experiência para eles conquistarem a chance de um novo emprego”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas. 

O programa Mão Amiga é da Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. Tem a parceria da Ceasa e das secretarias de Educação, Saúde, Trabalho e Renda, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Serviços Públicos, Verde e Cultura. 

Além do Mão Amiga, a Prefeitura de Campinas mantém outras ações de política pública para o atendimento da população em situação de rua, como o SOS Rua, Operação “Amigos no trecho”, Recâmbio, Bagageiro Municipal, Centros POP Sares unidade 1 e unidade 2, Casas de Passagem, Abrigos, Vem Com a Gente e Consultório na Rua. 

*Sob a supervisão de Rose Guglielminetti.