A Polícia Federal (PF) deflagrou a operação ‘Assepsia’ contra possíveis crimes praticados na gestão e administração da saúde pública de Ubatuba (SP). Ao todo, na manhã desta terça-feira (20), foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, dentre eles, um em São João da Boa Vista (SP), que pertence à Delegacia de Polícia Federal em Campinas (SP).
As investigações tiveram início em janeiro de 2022, a partir de análises que demonstraram fraudes nas contratações da Organização Social para a Saúde Pública de Ubatuba, assim como na gestão da saúde pública do munícipio, com irregularidades nas aquisições de materiais e contratações de prestadores de serviços, por exemplo, inclusive com insumos destinados ao enfrentamento da covid-19.
Os investigados são pessoas relacionadas com a organização, entre eles, o secretário de Saúde Pública de Ubatuba (SP) e um médico prestador de serviços à Santa Casa do município.
As penas somadas para os crimes investigados, que são fraudes em processo de licitação e associação criminosa, podem chegar a 19 anos de prisão.
Os investigados foram intimados a prestarem esclarecimentos na Polícia Federal de São Sebastião (SP). Além de São João da Boa Vista (SP), foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Ubatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP), Mogi das Cruzes (SP), São Paulo Capital, Tanabi (SP), Barretos (SP) e Angra dos Reis.