Outros quatro pontos de Campinas (SP) receberam placas alertando sobre riscos de alagamento, nesta segunda-feira (19), somando dez locais com avisos aos moradores. As novas placas foram instaladas na Avenida Orosimbo Maia, no centro da cidade, após região sofrer por três dias seguidos com chuvas fortes.
Segundo a prefeitura, o “objetivo é ampliar a segurança dos condutores, evitar acidentes em períodos de chuvas intensas e preservar vidas”. As medidas efetivas para impedir os alagamentos estão previtas para o ano que vem.
O início das obras, que tem como objetivo solucionar as cheias dos córregos Proença e o Serafim, que pertence à Bacia Anhumas, é estimado pela Prefeitura, apenas para o segundo semestre de 2023. O investimento necessário para dar início a construção é de R$ 600 mil.
Sem previsão concreta sobre a construção dos picinões e outras intervenções para os alagamentos, a prefeitura alega que além das regiões mencionadas, também devem receber o reforço da sinalização de advertência as regiões do Piçarrão e do Taquaral. A estimativa é que a instalação dos avisos seja concluída até a próxima quarta-feira (21).
São três modelos de sinalização vertical, com as orientações “Área sujeita a alagamento/Em caso de chuva, evite esta via”, “Evite estacionar e transitar neste local em caso de chuva forte” e “Amarelo Piscante. Alagamento à frente”.
Além dos quatro pontos da Avenida Orosimbo Maia reforçados no último dia 15, a sinalização já instalada em alguns pontos, com os dizeres “Área sujeita a alagamento” recebeu a placa complementar “Em caso de chuva, evite esta via”.
Confira os locais que já receberam o reforço das placas de advertência:
Eixo da Avenida Princesa D' Oeste – três placas
14/12 | Avenida Princesa D’Oeste x Avenida Dr. Antônio Carlos de Salles Jr. (3 placas);
Eixo da Avenida Orosimbo Maia – sete placas
14/12 | Avenida Brasil, próximo à Rua Álvaro Muller (1 placa);
14/12 | Avenida Orosimbo Maia x Avenida Brasil (1 placa);
14/12 | Avenida Orosimbo Maia x Avenida Anchieta (1 placa);
15/12 | Avenida Orosimbo Maia x Rua Santa Cruz (1 placa);
15/12 | Avenida Orosimbo Maia x Rua Dr. Carlos Guimarães (1 placa);
15/12 | Avenida Orosimbo Maia x Rua Coronel Quirino (1 placa);
15/12 | Avenida Orosimbo Maia x Avenida Francisco Glicério (1 placa).
Região do Curtume – duas placas
14/12 | Avenida Carlos de Campos x Curtume (1 placa);
14/12 | Balão do Curtume x Avenida Padre Joseph Bouchard (1 placa).
Painéis digitais são posicionados em pontos estratégicos
A Emdec também posicionou dois Painéis de Mensagens Variáveis (PMC) em pontos estratégicos, com a seguinte mensagem direcionada aos condutores: “Evite essa região. Sob forte chuva”. Os painéis foram instalados na última sexta-feira, 16 de dezembro, na Avenida Dr. Antônio Carlos de Salles Jr, anterior à Avenida Princesa D’Oeste; e na Avenida José de Souza Campos, anterior à Avenida Orosimbo Maia.
Além disso, uma nova câmera de monitoramento, ligada à Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CIMCamp), foi implantada na Avenida Princesa D’oeste, na altura da Rua Ayrton Senna da Silva. O equipamento viabiliza a rápida mobilização das equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal e Emdec. Outras duas câmeras instaladas em locais que apresentam alagamentos já são integradas à CIMCamp e monitoradas com mais intensidade em períodos de chuvas, na Avenida Orosimbo Maia, nas proximidades da Avenida Brasil e da Rua Paula Bueno.