O Dia das Mães é celebrado neste domingo (14/05) e a expectativa em Sorocaba é aumento das vendas na véspera da data. Uma pesquisa feita pela Associação Comercial de Sorocaba, em parceria com a faculdade Athon Ensino Superior, apontou que a grande maioria (72%) das pessoas ouvidas afirmaram que vão comprar na semana, ou na véspera, que antecede à data. Apenas 28% já tinham feito compras.
O administrador e professor da Athon, Luiz Buriel Junior, comenta que a maioria dos entrevistados (80%) afirmou que irá presentear as mães, sogras, avós e esposas, percentual maior do que mostrou o levantamento em 2022. “Também verificamos uma diminuição no número daqueles que ainda se encontram indecisos quanto à compra: de 18% em 2022 para 9,5% em 2023”, diz Buriel. “A maioria dos entrevistados afirmou que pretende realizar a compra dos presentes no comércio de Sorocaba: 32% em shoppings centers, 22% nas lojas do Centro e 7% nas lojas de bairros, seguido por comprar nos principais sites de comércio eletrônico. Esta preferência pelas lojas físicas é explicada, principalmente, pela facilidade de troca, caso seja necessário”, comenta o professor.
Ainda, segundo Buriel, em relação aos presentes, 61,4% dos entrevistados vão presentear com artigos de vestuário ou acessórios, seguidos por chocolates, perfumes e cosméticos. Já os eletroeletrônicos só representaram 3,5%. “Também verificamos que a maioria dos consumidores pretende comprar mais de um presente (1,7 presentes em média), sendo a maioria para as mães (83%), seguidas das esposas, com 28%, e as sogras com 23%. Quanto aos valores a serem direcionados para o consumo, a expectativa é de gastar um valor médio R$ 174 no total, e um valor médio de R$ 110 por presente, valores maiores que os verificados no ano passado. Estes valores, mesmo que associados ao cenário controverso atual, deve ocasionar um aumento de 6,5% nas vendas, já considerando a pequena diminuição no índice de desemprego e uma leve retomada na atividade econômica”, diz Buriel.
Quanto às formas de pagamentos, a maioria dos entrevistados (65%) afirmou que vai utilizar o cartão de crédito, seguidos pelo cartão de débito (27%) e 6% será por Pix.