Mais de cinco mil litros de leite foram arrecadados durante o 1° Encontro Motociclistas pela Causa, no domingo (23/07), em Jundiaí (SP). As doações foram para o Fundo Social de Solidariedade. O estacionamento do Paço Municipal ficou lotado durante todo o dia, em comemoração ao Dia do Motociclista, comemorado no dia 25 deste mês.
“Nós unimos, em um único evento, o apoio aos pequenos e microempreendedores que puderam comercializar seus produtos e serviços, também a ajuda às ações sociais do município, com a arrecadação do leite, com a preocupação de um trânsito mais seguro e a conscientização pelo tratamento da ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). Só temos que agradecer aos motoclubes que nos ajudaram na realização do evento e de todos que estiveram conosco neste dia tão especial”, destacou Cristiano Lopes, gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que representou o prefeito Luiz Fernando Machado no evento.
Representantes das duas maiores entidades no combate à doença, a AbrEla (Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica) e a Associação Pró-Cura da ELA trouxeram profissionais para orientar e esclarecer as pessoas sobre a ELA. “A Prefeitura, com uma iniciativa como essa, está nos ajudando a chamar a atenção para uma causa que é de saúde pública. Iniciativas como essa só ajudam a orientar ainda mais a população.” comentou Marco Antonio Chieia, médico neurologista e presidente da AbrELA.
“É maravilhoso porque um dos grandes desafios que existe (no tratamento) é a divulgação da doença, que é rara. Torná-la conhecida é, antes de mais nada, contribuir com quem tem o diagnóstico, para que o paciente possa ser tratado o mais rápido possível”, lembrou Lina Pádua, presidente da Pró-Cura da ELA.
Ações sociais
Com apoio da Polícia Civil do Estado de São Paulo, o 1º Encontro Motociclistas pela Causa serviu para que mais de 30 RGs pudessem ser emitidos. O mutirão foi feito por policiais do IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt), da capital.
“Aqui é um momento que a gente aproveita e que as pessoas, às vezes, se dão conta que o documento já tá ultrapassado. Principalmente agora, em julho, há muito movimento por causa das férias. As pessoas vão aos aeroportos, chegam lá e percebem que não pode embarcar porque o Mercosul exige que o documento tenha menos de 10 anos de emissão. Então, essas ações se tornam importantes e Jundiaí mostra o cuidado que tem com a sua população”, ressaltou o delegado Maurício Freire, responsável pelo IIRGD.
Pilotagem
Motociclistas puderam participar de um seminário gratuito de pilotagem, com dicas e orientações para um trânsito mais seguro. Os participantes receberam troféus, medalhas e certificados do instrutor Zanoni Botelho, campeão de moto habilidade com certificação pelo Departamento de Polícia do Texas (EUA). Os guardas municipais do Apoio Tático com Motos também fizeram uma apresentação que encantou o público. “Fiquei muito feliz de estar aqui, ter a oportunidade de treinar com a Guarda Municipal da cidade, São feras, são esforçado, continue no foco, contem comigo para o que vocês precisarem, o treino foi muito bacana, Poder tá aqui, ver a tudo que a Prefeitura promoveu para o motociclista, que foi o encontro onde nós tivemos diversos motoclubes, onde não imperou a bandeira e sim a causa social”, concluiu Zanoni.
O 1º Encontro Motociclistas teve parceria das Unidades de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Governo e Finanças, Cultura, Administração e Gestão de Pessoas, Infraestrutura e Serviços Públicos, além da Cijun (Companhia de Informática de Jundiaí) e Guarda Municipal de Jundiaí. O apoio foi da União dos Motoclubes de Jundiaí e Região, Mascotinha Rider e Polícia Civil do Estado de São Paulo.