Campinas (SP) tem cerca de 50 mil crianças, com idade entre 1 a 4 anos, que precisam se vacinar contra a poliomielite. Desse total, cerca de 9 mil recebeu a dose durante as quatro primeiras semanas de campanha, atingindo uma cobertura vacinal de aproximadamente 18%. A meta é 95%.
Os pais e responsáveis de crianças com até 4 anos que ainda não foram vacinadas contra a poliomielite – também conhecida como paralisia infantil –, podem procurar um dos 68 centros de saúde (CSs) da cidade.
A mobilização teve início em 27 de maio e segue até o fim de junho. Confira o horário de atendimento de todos os centros de saúde (CSs) da cidade.
Quem pode receber as doses?
Para crianças com idade entre 1 e 4 anos, a vacinação é indiscriminada, ou seja, mesmo quem tem o esquema vacinal completo deve receber a dose oral.
Já para menores de 1 ano, se houver necessidade, é feita a atualização do esquema vacinal, com a dose injetável.
A vacina é segura?
A coordenadora do Programa de Imunização, Chaúla Vizelli, destacou que a dose é segura e imprescindível para reduzir o risco de reintrodução do vírus da pólio no Brasil – que não tem casos registrados desde 19 de março de 1989.
A doença é considerada grave e caracteriza-se pela paralisia que, em geral, acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível.