Louveira é a 10ª melhor cidade do Brasil no Índice Geral do IGMA

A cidade permanece como a melhor do país na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana, entre as cidades de 30 a 100 mil habitantes, no Índice de Gestão Municipal Áquila

Conteúdo de Marca

Louveira é a 10ª melhor cidade do Brasil no Índice Geral do IGMA
Louveira é uma cidade do interior de SP
Divulgação

Com investimentos em infraestrutura, Louveira sobe posições no índice Geral do IGMA (Índice de Gestão Municipal Áquila) e avança para entre as 10 melhores do Brasil na categoria de 30 a 100 mil habitantes. Este é o 2º ano consecutivo que o município no interior paulista se destaca no índice. Em 2023, a cidade ficou em 1º lugar na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana, na mesma categoria, vencendo o prêmio nacional Cidades Excelentes, realizado pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Áquila e com apoio do Tribunal de Contas. 

O prêmio é resultado dos investimentos em infraestrutura em todas as áreas. A Prefeitura de Louveira tem aplicado recursos em obras e programas que tem fortalecido a credibilidade do município perante ranking de indicadores nacionais e, inclusive, de investidores privados, com importantes anúncios de novas empresas, de ampliações das plantas já existentes, o que impulsiona o desenvolvimento da cidade, tanto econômico, com geração de emprego e renda, mas em todas as áreas, oferecendo de forma concreta qualidade de vida aos mais de 51 mil habitantes. 

Com 14 obras recentes de impacto social em andamento, a administração municipal de Louveira tem se destacados em todas as áreas. Na saúde, a construção do Hospital Santo Antônio com atendimentos 24 horas em farmácia, emergências em odontologia, pediatria e clínico geral.

Na área da educação, Louveira obteve em 2023 índices acima da média da média nacional, estadual e da Região Metropolitana de Jundiaí a partir de investimentos por aluno diante da média do resultado do IDEB. Um grande número de obras também contribui para bons índices. Atualmente, a Prefeitura segue em obras no CEIL Bairro e na EMEB Odilon Leite Ferraz. Em 2023, foram 5 escolas em reforma e revitalização e mais 7 com manutenções e pinturas. 

Em moradia, a Prefeitura atende a demanda por habitações sociais com a construção do Residencial Tabarana, um condomínio que atenderá 400 famílias e que é o maior de Louveira. Além deste, somam-se mais 1000 unidades habitacionais entre projetos do Minha Casa Minha Vida, Pró-Moradia, Vida Longa e parcerias com a iniciativa privada. Na área ambiental, Louveira também se destaca. Em dezembro de 2023, o município ganhou o Programa Município VerdeAzul devido aos investimentos nesta área – com nota 96, esta é a maior pontuação da história da cidade entre as cidades de 50 a 100 mil habitantes. Em Saneamento, com melhorias como impermeabilização em reservatórios de água. 

Mas são obras em todas as áreas. Na agricultura, a Usina de Suco de Uva deve contribuir para a valorização da viticultura na cidade; em Infraestrutura, aa implantação da rede de esgoto no Residencial Primavera e região; a obra do coletor de esgoto no Jd. Ana Maria; a implantação de Biodigestores de Esgoto em áreas rurais; a construção do velório; revitalização da Praça da Fonte Teresa Julia Orestes (Praça da Bica), a estruturação do Parque Municipal Francisco Bossi (Parque do Capivari), o Complexo Esportivo do Jardim Niero; em Esporte, a estruturação do Centro de Ginástica Artística e Artes Marciais; unindo Educação e Esporte, a estrutura do campo do Ceil Bairro; o recém-inaugurado Centro Equestre e de Eventos, entre outras.

Tópicos relacionados