Jovem piloto de Paulínia entra na disputa pelo título da F4 Graduados no Campeonato San Marino

João Alécio assumiu a vice-liderança da competição na última bateria de provas; conheça a trajetória do piloto

*Daniel Rosa

Jovem piloto de Paulínia entra na disputa pelo título da F4 Graduados no Campeonato San Marino
João Alécio, kart número 95, assume a vice-liderança do campeonato
Foto/Agostinho Neto

O piloto João Alécio (Fábio Veiga Motorsport | Mega Kart) subiu mais uma vez no pódio do Campeonato San Marino Fuzzy Açaí, na oitava, e penúltima, etapa disputada. Alécio conquistou o quarto pódio consecutivo na competição, com o resultado, ele subiu da quinta para a segunda colocação na classificação geral da categoria e entrou na disputa direta pelo título, que será definida na etapa final, marcada para o dia 30 de novembro.  

O piloto paulinense começou nas competições de kart em 2018, com nove anos, e um ano depois conquistou seu primeiro título, o regional Cadete, no Kartódromo de Paulínia. Em 2022, aos 13 anos, foi vice-campeão da Copa Itu de Kart, na categoria F4 Júnior. Ele conquistou seu primeiro título nacional em 2023, ao sagrar-se campeão da Copa Brasil de Kart. 

“Uma coisa que guardo na mente com muito carinho foi a final da Copa do Brasil em que eu fui campeão. Ela foi muito disputada, mesmo andando muito rápido nos treinos eu tive que enfrentar uma penalização na segunda bateria, mas deu tudo certo e consegui sair com o título. Sem dúvidas esta é a minha corrida favorita.” 

Neste ano ele estreou na categoria F4 Graduados, aos 14 anos, e foi destaque no Campeonato Brasileiro, conquistando a pole position no grupo das classificatórias e vencendo a primeira bateria na chuva. Ele é o atual vice-líder da F4 graduados. 

“A última etapa foi difícil, eu consegui um P2 com gostinho de P1. E agora, para a próxima, eu estou indo todos os dias para a academia para treinar, pois essa categoria exige muito preparo físico, então eu estou me dedicando para estar pronto para a próxima.” 

João disse que sua maior motivação no início da carreira foram os vídeos que ele assistia do Ayrton Senna na internet, além de ter sido muito influenciado pelo filme Carros, ele revela que usa o número 95, do protagonista “Relâmpago McQueen”, como uma referência ao seu personagem favorito. A sua maior inspiração é seu atual chefe de equipe, Fábio Veiga. 

Ele conta que conciliar os treinos com a escola é muito complicado, ele tem que estar presente com uma certa frequência no kartódromo para treinar, acompanhar as atualizações do kart, passar os ajustes e mais. Já no ambiente escolar, João disse que, por saberem que ele pilota, ele conta com o apoio dos colegas e da escola em que ele estuda. “Quando é preciso faltar, a gente manda uma declaração para a escola avisando. Pode acontecer de perder prova, mas aí eu tenho que correr atrás depois.” 

João revela que seu maior sonho é chegar um dia a Fórmula 1, mas reconhece que é um caminho muito difícil. “Para chegar até lá é preciso muito dinheiro, um bom patrocinador ajudando, coisa que eu não tenho agora”. Mas ele não abre mão de seguir a carreira dentro do cenário nacional. 

Para 2025, João quer realizar o seu sonho de ser campeão brasileiro. “Esse meu primeiro ano na F4 graduados vem sendo ótimo, estamos com um bom acerto, um ótimo kart e estou muito mais preparado agora. Vamos com tudo para sonhar em conquistar o título brasileiro ano que vem, esse é o meu objetivo”. 

*Estagiário sob supervisão

Tópicos relacionados