Jaguariúna não registra nenhuma internação de paciente com Covid-19 em leito de UTI (unidade de terapia intensiva), é a primeira vez que isso acontece desde o início da pandemia, há dois anos atrás. Segundo a Secretaria de Saúde de Jaguariúna, a queda acentuada é reflexo direto da ampliação da vacinação na cidade, o que possibilitou zerar as internações em UTI.
No auge da transmissão e da confirmação de novos casos da doença, em março do ano passado, Jaguariúna chegou a alcançar um aumento de 200% na ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19. Na época, todos os 15 leitos do município estavam ocupados, assim como outros 15 com atendimento intensivo em leitos intermediários.
Durante a pandemia, Jaguariúna teve as primeiras seis UTIs instaladas no Hospital Municipal Walter Ferrari no final de abril de 2020. Até então o município não possuía nenhum leito de terapia intensiva homologado pelo Ministério da Saúde.
- “A desocupação dos leitos de UTI colabora para o momento atual da pandemia, com números epidemiológicos bastante favoráveis. Todas as ações preventivas adotadas pelo município colaboraram para que tivéssemos esse resultado. Agradeço muito a toda a equipe da Saúde que contribuiu para isso”, diz a secretária de Saúde de Jaguariúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.
- *Sob supervisão de Rose Guglielminetti