Um comboio de duas carretas com, aproximadamente, 80 toneladas de donativos saiu de Itapetininga (SP) e foi levado para Novo Hamburgo, que fica na região do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul, na quarta-feira (08/05). Água potável, alimentos, cobertores, roupas, produtos de higiene pessoal e de limpeza e ração para cães e gatos estavam entre os itens nos veículos para a viagem com trajeto de 1.100 km até o destino final. Uma segunda entrega de donativos está prevista para o próximo segunda-feira (13/05).
A força-tarefa foi montada desde o último sábado (04/05), para a campanha “SOS Rio Grande do Sul”, iniciativa Fundo Social de Solidariedade de Itapetininga. Cerca de 250 voluntários estavam lá para carregar as duas carretas.
A aposentada Alzira Bicudo de Almeida, 75 anos, acompanhava o trabalho dos voluntários. "“Eu doei uma caixa com 12 litros de leite. Quando vejo o que está acontecendo lá no Sul pela televisão, me corta o coração. Se pudesse faria ainda mais, mas sei que minha doação vai ajudar aquele povo que está sofrendo tanto”, disse.
O Fundo Social de Solidariedade de Itapetininga irá receber, até o próximo sábado (11/05), as doações. Para isso, o Fundo Social está aberto nesta quinta (09/05) e sexta-feira (10/05), até as 22 horas para a entrega dos donativos e no sábado (11/05), até as 18 horas. Nesta segunda etapa, o foco das doações é água mineral, produtos de limpeza e de higiene pessoal.