Band Multi - Campinas e Região

Incêndio atinge Área de Proteção Ambiental no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas

A população deve informar novos focos de incêndio pelo telefone 193; os intensos incêndios no interior de São Paulo levaram o governo local a criar um gabinete de crise

Por Da redação

Incêndio atinge Área de Proteção Ambiental no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas
Reprodução

Um incêndio devastador atingiu uma Área de Proteção Ambiental no distrito de Joaquim Egídio, em Campinas (SP), na noite de sexta-feira (23). Os trabalhos de combate às chamas continuam sem previsão para término. Neste sábado (24), a Defesa Civil realizará um sobrevoo com drones para avaliar a extensão da área afetada.

O fogo começou na Fazenda das Pedras, próximo à Rua Professora Lydia Abdalla, e está sendo combatido pela brigada local, que solicitou apoio. A Sanasa fornecerá água para o Corpo de Bombeiros, e a subprefeitura de Joaquim Egídio também está apoiando com equipamentos. A população deve informar novos focos de incêndio pelo telefone 193.

O coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, alertou que o tempo seco, com baixa umidade do ar e muito calor, favorece a ocorrência de incêndios. "É essencial que a população colabore, evitando queimar terrenos ou jogar bitucas de cigarro em áreas de mata", destacou.

O clima muda neste fim de semana com a chegada de uma frente fria. Apesar de ainda continuar abafado e seco no sábado (24), há possibilidade de chuva à noite, de acordo com o Cepagri da Unicamp. O domingo (25) será chuvoso, e a segunda-feira (26) será de tempo firme e frio.

INCÊNDIO NO INTERIOR DE SP

Os intensos incêndios no interior de São Paulo levaram o governo local a criar um gabinete de crise para gerenciar as ações de monitoramento e controle. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da Defesa Civil, há focos ativos de incêndio em 30 cidades, resultando em alerta máximo para grandes queimadas nessas áreas.

Os municípios em alerta máximo são: Alumínio, Araraquara, Bernardino de Campos, Boa Esperança do Sul, Dourado, Iacanga, Itápolis, Itirapina, Jaú, Lucélia, Monte Alegre do Sul, Monte Azul Paulista, Nova Granada, Piracicaba, Pirapora do Bom Jesus, Pitangueiras, Poloni, Pompeia, Pontal, Presidente Epitácio, Sabino, Salmourão, Santo Antônio da Alegria, Santo Antônio do Aracanguá, São Bernardo do Campo, São Simão, Sertãozinho, Taquarituba, Torrinha e Ubarana.

Tópicos relacionados