Imagens registram superlotação em setor do Hospital de Clínicas da Unicamp

Superintendência da unidade pediu a suspensão por tempo indeterminado do envio de pacientes ao setor em situação crítica

Da Redação

Imagens divulgadas nesta quarta-feira (13) expõem a situação crítica que o Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas (SP), enfrenta devido a superlotação da Unidade de Emergência Referenciada (UER) para adultos. 

Os vídeos enviados à Band mostram pacientes nos corredores e salas lotadas. Ontem (12), a direção do hospital informou que havia  93 pacientes internados na UER Adultos, sendo que a capacidade física máxima do setor é de 30 leitos.  

Diante da superlotação, a Superintendência do Hospital de Clínicas da Unicamp pediu a suspensão por tempo indeterminado do envio de pacientes ao setor da unidade médica. Até o momento, não há previsão de quando a situação deve normalizar. 

O pedido de suspeição do envio de paciente foi enviado no início desta semana aos órgãos reguladores, como: a Central Estadual de Regulação de Vagas (CROSS), aos serviços de resgate das rodovias da Região Metropolitana de Campinas (RMC), ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ao Corpo de Bombeiros ao grupamento Águia da Polícia Militar (PM).

Em nota, a administração do hospital confirma que a unidade está trabalhando acima da capacidade instalada com sobrecarga da área física, de equipamentos e de recursos humanos e materiais.

Ainda, o hospital informou que nenhum paciente está internado com covid-19 ou dengue na Unidade de Emergência Referenciada (UER) para adultos. As pessoas estão ali por traumas, Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto, apendicite e outros.