Um avião caiu e explodiu em um condomínio no bairro Jardim Florido, em Vinhedo (SP), na tarde desta sexta-feira (9). De acordo com a Voepass, na aeronave havia 62 pessoas, 57 passageiros e quatro tripulantes. Não há sobreviventes. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 13h25 para atender o caso.
A aeronave da Voepass (antiga Passaredo), de matrícula PTB 2283, saiu de Cascavel (PR) e seguia em direção à Guarulhos, em São Paulo (SP). A decolagem aconteceu às 11h58 e a chegada no destino final estava programada para às 13h50.
Investigadores do CENIPA e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, estão no local para realizar a ação inicial da ocorrência. É investigado se a aeronave passou por uma área gélida.
Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informa que lamenta profundamente o acidente com a aeronave da Voepass e presta solidariedade aos familiares e amigos das vítimas. A Anac está monitorando a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes.
A Agência acompanha os desdobramentos das investigações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
A Polícia Federal iniciou as investigações para apurar o acidente aéreo. Policiais federais já estão no local do acidente e a instituição compõe gabinete de crise montado no Aeroporto de Guarulhos (SP.)
Gabinete de crise
O governador Tarcísio de Freitas anunciou a criação de um gabinete de crise em Vinhedo para o suporte das equipes mobilizadas na ocorrência do acidente com a aeronave da Voepass Linhas Aéreas. O secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, e os comandantes das forças de segurança do estado e da Defesa Civil estão no município para auxiliar no trabalho. Além das equipes estaduais, também compõe o gabinete de crise o Ministério de Portos e Aeroportos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Governo do Estado do Paraná e profissionais de assistência social.
Um posto de comando avançado foi montado a aproximadamente 100 metros da ocorrência. O combate às chamas do local da queda foi finalizado. O Instituto de Medicina Social e Criminologia do Estado de São Paulo (IMESC) também vai auxiliar na identificação dos corpos.
O Instituto Médico Legal (IML) de Campinas está sendo preparado para recepção e identificação das vítimas.
Suporte estadual
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 13h e, imediatamente, encaminhou sete equipes para o bairro de Capela em Vinhedo para auxiliar no atendimento da ocorrência. A Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), da Polícia Civil e Militar reforçaram as equipes no local. O Instituto Médico Legal (IML) e os responsáveis pelo recolhimento de corpos também foram encaminhadas para reforço nos trabalhos.
Luto oficial
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, decretou luto oficial de três dias pela tragédia de Vinhedo. Ele e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, estão a caminho de Vinhedo para acompanhar os desdobramentos do acidente aéreo que envolveu um avião que partiu do Aeroporto de Cascavel, no Oeste do Estado, em direção ao Aeroporto de Guarulhos. Os dois estavam juntos no Espírito Santo, no encontro do Consórcio de Integração Sul Sudeste (Cosud).
Ratinho Junior prestou solidariedade às famílias das vítimas. “É um dia triste. Todo acidente aéreo é uma fatalidade que choca todo mundo por não estar dentro da normalidade. Ainda há pouca informação sobre as vítimas que estavam no avião, mas quero deixar minha solidariedade às famílias”, disse Ratinho Junior. "O povo do Paraná abraça a cidade de Cascavel. Que Deus conforte amigos e familiares das vítimas desse trágico acidente. Estamos colocando todas as nossas forças à disposição para ajudar".
Equipes do Grupo Bandeirantes estão no local e esta matéria será atualizada conforme novas informações sejam apuradas.