Hospital de Clínicas superlota e Unicamp pede suspensão do envio de pacientes

93 pessoas estão internadas na UER para adultos, sendo que a capacidade física máxima é de 30 leitos

Da Redação

A Superintendência do Hospital de Clínicas da Unicamp confirmou nesta terça-feira (12) que a Unidade de Emergência Referenciada (UER) para adultos está superlotada. Diante da falta de recursos, a direção pediu a suspensão por tempo indeterminado do envio de pacientes ao setor da unidade médica. 

O Hospital de Clínicas informou que 93 pacientes estão internados hoje na UER Adulto, sendo que a capacidade física máxima é de 30 leitos. Ou seja, hoje a unidade trabalha 210% acima da capacidade de leitos instalados no local.

A administração do Hospital de Clínicas afirma que a unidade está trabalhando acima da capacidade instalada com sobrecarga da área física, de equipamentos e de recursos humanos e materiais.

O pedido de suspeição do envio de paciente foi enviado ontem (11) aos órgãos reguladores, como: a Central Estadual de Regulação de Vagas (CROSS), aos serviços de resgate das rodovias da Região Metropolitana de Campinas (RMC), ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ao Corpo de Bombeiros ao grupamento Águia da Polícia Militar (PM). 

Referência no atendimento de casos graves de toda a região de Campinas (SP), a Superintendência do Hospital de Clínicas também pede a compreensão da população até que a situação se normalize. Não há previsão de quando isso deve ocorrer.