Hortolândia registra mais duas mortes por dengue e total chega a cinco

A vacina contra a doença continua disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos; veja como receber a dose

Por Rafaela Oliveira

Hortolândia registra mais duas mortes por dengue e total chega a cinco
Vacinação contra a dengue é ampliada para evitar vencimento
Agência Brasil

A Secretaria de Saúde de Hortolândia (SP) confirmou, nesta quinta-feira (11), mais duas mortes por dengue na cidade.  As vítimas são uma mulher e um homem, ambos com cerca de 60 anos. Com isso, o município totaliza cinco óbitos pela doença neste ano. 

O município registra 9,9 mil casos notificados de dengue neste ano, dos quais 2,5 mil são positivos. A informação é da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), órgão da Secretaria de Saúde de Hortolândia (SP).

Já de Chikungunya são 22 casos notificados neste ano, sendo dois positivos e nenhum óbito. Hortolândia não tem nenhum caso notificado de Zika neste ano.   

Vacina

A Prefeitura de Hortolândia (SP) continua com a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Atualmente, o município realiza a vacinação contra a doença em sete UBSs, das 8h às 15h30

Para receber a vacina é necessário apresentar algum documento com foto e CPF. De acordo com a orientação do Ministério da Saúde, a vacinação contra a dengue é feita com duas doses com intervalo de três meses.

Atualmente, o município realiza a vacinação contra a Dengue em sete UBSs, das 8h às 15h30. Cada UBS realiza a vacinação em dias diferentes da semana. Confira programação:

  • Nas UBSs Dom Bruno Gamberini e Campos Verdes a vacinação é feita às segundas e quartas-feiras
  • A UBS Figueiras realiza a imunização às terças-feiras. 
  • Na UBS Amanda I a vacinação acontece às quintas e sextas-feiras. 
  • Já na UBS Santiago a vacina está disponível às quintas-feiras. 
  • As UBSs Novo Ângulo e Rosolém fazem a vacinação às sextas-feiras.

Crianças e adolescentes que tenham tomado recentemente alguma vacina atenuada devem aguardar 30 dias para poder receber a vacina contra Dengue. São exemplos de vacina atenuada a de Febre Amarela e a Tríplice Viral.  

Caso a criança ou o adolescente tenha sido imunizado recentemente com alguma vacina inativada, como a de gripe ou a de COVID-19, o intervalo para poder receber a vacina contra a Dengue é de 24 horas.

O município iniciou a imunização contra a doença no dia 17 de abril deste ano. De acordo com a Secretaria de Saúde, até o momento o município já aplicou 1.932 doses da vacina.

Tópicos relacionados