O atleta e comerciante José Carlos Marchl, de 58 anos, morreu após sofrer um acidente durante um voo de paramotor, que caiu em um terreno localizado no Portal Ville Azaléia, em Boituva (SP), neste sábado (28).
Conhecido como "Carlinhos da Retífica", o atleta enfrentou dificuldades para ganhar altura após a decolagem, colidindo com fios de telefonia, o que comprometeu o controle do equipamento e resultou na queda fatal. As autoridades foram acionadas, mas a vítima não resistiu aos ferimentos.
A prefeitura da cidade informou que segue acompanhando atentamente os desdobramentos das investigações para tomar as devidas providências.
O velório ocorre neste domingo (29), na Funerária Moreno, na Rua Cel. Arruda Botelho, 35 - Centro, das 14h às 16h30. O sepultamento será no Cemitério da Saudade, às 16h30.
A cidade dos voos
Em nota, a Prefeitura de Boituva informou que a região frequentemente sedia eventos, como o Campeonato Brasileiro de Balonismo, e que este acidente é o primeiro caso fatal envolvendo paramotor registrado na cidade.
“Neste sentido, ressalta-se a oficialização do Protocolo de Segurança para Esportes de Voo Livre, assinado em 26 de julho deste ano por representantes técnicos da Escola Paulista de Paramotor, do Centro Nacional de Paraquedismo (CNP), da Associação de Paraquedistas de Boituva, da Confederação Brasileira de Paraquedismo e da Prefeitura”, explicou o executivo.
No documento, foram estabelecidas medidas específicas para garantir a integridade dos praticantes. Entre os requisitos previstos, estão: a utilização de equipamentos homologados e em perfeitas condições de uso; a avaliação prévia das condições climáticas e de ventos no local de decolagem (região do CNP); o planejamento detalhado das rotas de voo, de forma a evitar obstáculos; a presença de supervisores credenciados no momento da decolagem e pouso — especialmente em eventos e treinamentos; e a manutenção contínua das áreas de decolagem e pouso, garantindo acessibilidade e segurança para os praticantes.
Além das medidas técnicas, a prefeitura afirma, por meio de nota, que lamenta profundamente o ocorrido e reforça seu compromisso com a segurança nas práticas esportivas desde o início da prática do esporte na cidade.