HC da Unicamp atinge 3,5 mil transplantes de rim realizados

O serviço de transplante renal do HC é o primeiro no país, fora de uma capital, a alcançar esse patamar

Por Da redação

O Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) atingiu, neste mês de julho, o marco de 3,5 mil transplantes de rim realizados na unidade ao logo de 40 anos. O serviço de transplante renal do HC é o primeiro no país, fora de uma capital, a alcançar esse patamar. 

A paciente número 3.500 é Elida Trindade, de 27 anos, nascida no interior de Alagoas e que descobriu sua doença renal, em estágio avançado, pouco depois de mudar-se para Arthur Nogueira (SP).

Durante mais de 3 anos, Elida dependeu da hemodiálise e no dia 2 de julho recebeu a boa notícia de rim compatível. O transplante foi considerado pela equipe médica bem sucedido e a jovem terá alta nesta quarta-feira (24), depois de 23 dias, acompanhada da mãe.

O programa de transplante renal do HC realiza em média 150 transplantes renais por ano, sendo cerca de 90% com rins de doadores falecidos. É o único centro transplantador pelo SUS na região, sendo referência para pacientes em diálise, em uma região de abrangência que ultrapassa os limites da Região Metropolitana de Campinas (RMC), englobando as Diretorias Regionais de Saúde (DRS) de Campinas, São João da Boa Vista e Piracicaba.

A lista de espera para o transplante renal, diz Marilda, conta com cerca de 500 pacientes prontos para o procedimento, e quantidade semelhante em preparo para a cirurgia. Esta atividade coloca o serviço da Unicamp entre os 10 mais ativos do país, sendo referência como centro de treinamento de nefrologistas e urologistas especializados em transplante renal.

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.