‘Guerra contra dengue’: Campinas define 4 bairros para mutirão neste sábado (20)

Nova ação ocorre nas regiões do Jardim Eulina, Jardim Quarto Centenário, Bonfim e Castelo

Da Redaçãp

A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) definiu que quatro bairros serão percorridos no próximo mutirão para prevenção e combate à dengue. A ação marcada para sábado (20) ocorrerá nas regiões do Jardim Eulina, Jardim Quarto Centenário, Bonfim e Castelo.

O trabalho reúne 12 equipes da Saúde: três delas focadas nos imóveis que ficaram inacessíveis no Eulina durante a ação anterior, enquanto as outras nove serão distribuídas entre os outros três bairros escolhidos. 

Os locais foram selecionados por causa do número de casos confirmados ou suspeitos de dengue nos últimos sete dias e o objetivo é mobilizar a população para mais cuidados.  

Serão usados drones para localizar grandes criadouros do mosquito Aedes aegypti, como piscinas e caixas d’água em imóveis identificados como desocupados ou abandonados. Com isso, chaveiros podem ser acionados e esta medida está respaldada em decisão judicial de 2020, proferida nos autos do processo judicial n.º 1005810-97.2014.8.26.0114, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Campinas. 

No mutirão anterior, 44,5% dos imóveis visitados no Jd. Eulina deixaram de ser vistoriados porque estavam fechados, desocupados ou por conta de recusas de moradores às equipes atuantes nos trabalhos. O índice é inferior aos 57,8% verificados em 16 de dezembro. 

No caso da Saúde há atuação de trabalhadores da empresa Impacto Controle de Pragas, que atuam nas visitas aos imóveis para orientação e eliminação de criadouros. Eles usam uniforme formado por camiseta branca, com logo da empresa, e calça na cor cinza. 

O mutirão será multisetorial e conta com apoio de profissionais da Secretaria de Serviços Públicos, Guarda, Defesa Civil, Sanasa e Emdec.