Guardas Municipais de Campinas doam sangue na campanha 'Sangue Azul'

Grupo de 42 GMs foi até o hemocentro para doar sangue

Grupo de 42 GMs foi até o hemocentro para doar sangue
Divulgação

Os Guarda Municipais de Campinas cumpriram uma missão diferente nesta quinta-feira (29), mas igualmente importante, ao doar sangue no Hemocentro do Hospital Mário Gatti. No total,  42 guardas municipais participaram da  3ª Campanha Sangue Azul.

A  Campanha Sangue Azul é promovida pela Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública para reforçar a reserva no banco de sangue. A iniciativa foi desencadeada após alerta que os estoques estão críticos para todos os tipos sanguíneos – que podem afetar cirurgias e aumentar os riscos dos pacientes.

Segundo o Hemocentro, uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. A Comandante Maria de Lourdes Soares nas redes sociais da Guarda Municipal, reforçou o alerta e fez um pedido:

É um procedimento simples que salva vidas. Vem com a gente.

O guarda municipal, Wesley Feitosa, foi um dos primeiros a doar entre os agentes que participaram da Campanha. “É sempre bom ajudar o próximo. No nosso dia a dia fazemos isso, colaborando com a segurança na cidade, mas neste momento aqui da doação estou auxiliando as pessoas de uma forma diferente”, disse o GM 3ª Classe.

A doação de sangue já está na rotina da GM Erenita Barbosa. Ela já passou por uma situação que necessitou de uma transfusão e sabe o quanto isso é importante. “Estou aqui porque sei que com este ato eu posso salvar vidas. Já precisei de sangue e hoje incentivo todas as pessoas a doarem”, declarou.

Como fazer para doar sangue

Podem doar sangue pessoas entre 18 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos não podem realizar a doação, se for a primeira vez. Jovens entre 16 e 17 anos também podem doar, mas devem estar acompanhados pelos responsáveis e ter o consentimento formal deles. O doador deve pesar no mínimo 50 kg.

Quem for doar, deve levar documento oficial com foto; saber o endereço, com o CEP; não estar de jejum antes da doação. Se for doar após o almoço, o doador deve aguardar três horas para realizar a doação.

Não pode doar quem está com gripe, resfriado ou infecção acompanhada de febre; for portador de sífilis, malária, ou doença de Chagas; for alcoolista crônico ou tiver ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas; estiver sido exposto a situações de risco para doenças sexualmente transmissíveis; tenha contraído hepatite após os 11 anos de idade; tenha realizado endoscopia nos últimos seis meses; estiver grávida, em período até três meses pós-parto ou se estiver amamentando.

 Onde doar

Posto Unicamp – Hemocentro - Rua Carlos Chagas, 480, Cidade Universitária, “Zeferino Vaz”, Barão Geraldo, de segunda a sábado, inclusive feriados, das 7h30 às 15h.

Posto Mário Gatti - Avenida Prefeito Faria Lima, 340, Parque, de segunda a sábado, inclusive feriados, das 7h30 às 15h.

*Sob supervisão de Rose Guglielminetti. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.