O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira, e o secretário da Casa Civil, Arthur Lima visitaram a região de Campinas na manhã deste sábado (21/01) para avaliar os danos causados pelas chuvas.
“Vamos atuar primeiramente na atenção imediata às pessoas e na recuperação da ponte. Além disso, hoje estamos levantando as necessidades de cada município para propor, em conjunto com as prefeituras, obras de melhorias na infraestrutura de cada cidade”, afirmou o governador.
Em Campinas, eles vistoriaram pontes que foram destruídas pela força das águas. Já em Capivari sobrevoaram a cidade e visitaram uma escola onde funciona um abrigo temporário para acolher às vítimas atingidas. Em Monte Mor, cerca de cem imóveis foram afetados e 400 pessoas ficaram desalojadas.
As chuvas dos últimos dias foram intensas e elevaram o nível do Rio Capivari. Entre os dias 19 e 20 deste mês choveu 125mm em Campinas, maior acumulado registrado no estado de São Paulo nesse período. “Durante as vistorias coloquei a Defesa Civil à disposição dos municípios afetados, para apoiá-los no que for preciso quanto à ajuda humanitária e obras recuperativas, para minimizar os impactos causados pela natureza”, declarou o coronel Henguel.
O governo já liberou mais de R$ 11 milhões em obras recuperativas para municípios afetados pelas fortes chuvas nesse ano. A Defesa Civil do Estado também apoiou essas cidades com cerca de R$ 445 mil e 5 mil itens de ajuda humanitária.