O Governo de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (10), a abertura de 10 novos leitos de enfermaria pediátrica no Hospital Estadual de Sumaré (HES). Com isso, a unidade hospitalar passa a oferecer 20 vagas de enfermaria para crianças. A medida já vinha sendo pedida pela prefeitura de Campinas (SP) desde o ano passado, devido a superlotação dos leitos infantis.
A expectativa do governo estadual, com os novos leitos, é de um reforço aos atendimentos cirúrgicos eletivos e de urgência e suporte à UTI pediátrica da unidade, ampliando a capacidade para 500 procedimentos anuais para crianças. Para isso, foi feito um investimento de R$ 3,1 milhões.
Além da ampliação para 20 leitos clínicos, o HES possui seis UTIs pediátricas, 12 leitos de UTI neonatal e dez vagas semi-intensivas de atendimento neonatal.
Administrado pela Unicamp, o Hospital Estadual de Sumaré é referência para urgência clínica, cirúrgica (adulta e pediátrica), ortopédica, neurocirúrgica, obstetrícia de alto risco e neonatologia. A unidade também faz procedimentos cirúrgicos eletivos.
Em 2022, a unidade de Sumaré foi eleita o melhor hospital público do Brasil, segundo ranking elaborado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde, o Instituto Ética Saúde e a Organização Nacional de Acreditação.