
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) anunciou, nesta sexta-feira (28), o envio de um milhão de doses aos 645 municípios paulistas para a antecipação do início da campanha de vacinação contra a gripe. A Prefeitura de Campinas (SP) informou que aguarda a nota técnica do Estado para iniciar a campanha, que está prevista para o dia 7 de abril.
Segundo a SES-SP, a imunização terá início pelos grupos prioritários, que incluem idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas.
A Secretaria de Saúde de Campinas (SP) informou que aguarda a nota técnica do Estado e que: “até o momento, a previsão de início é em 7 de abril, conforme calendário nacional. Depois do início da campanha, as vacinas estarão disponíveis nos 68 centros de saúde”.
A vacinação é considerada a forma de prevenção mais eficaz contra o vírus da influenza, responsável pelas infecções respiratórias, evitando complicações e o agravamento da doença.
Segundo a SES-SP, neste ano, até o dia 20 de março, foram registrados 393 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por influenza e 30 óbitos, no Estado de São Paulo. Em todo o ano passado, foram 6.699 casos e 781 óbitos.
*Estagiário sob supervisão